segunda-feira, 17 de maio de 2010

Frente de combate à pedra da ruína: o crack, por Andreia Manzolli

Olá grande rede, sabemos que a Terapia Comunitária tem sido uma ferramenta em várias esferas do sofrimento humano. Gostaria de compartilhar e de informar a mobilização que está sendo feita por órgãos lidados ao combate das drogas, mães e pais que estão desesperados por verem seus filhos se enveredarem nesse caminho, a sociedade que paga cada vez mais com os efeitos do aumento do uso principalmente do crack, que é capaz de desenvolver estados de dependência com muito maior frequência e com potencial maior, ou seja, não precisa fumar muita pedra para desenvolver um quadro grave de dependência.

Por conta do alto grau de dependência e fissura, essas pessoas perdem referências, princípios, valores, verdadeiramente se desumanizam e parecem ter congelado e se desconectado com o mundo dos humanos. Meu trabalho tem sido um desafio, juntamente com toda esquipe da Comunidade Terapêutica Reviver, em que cada um com sua história cheia de dores e atos infracionais que chegam a ser arrepiantes, relacionados ao consumo do álcool e drogas (principalmente o crack) são reconhecidos num contexto mais amplo, no qual, ao contarem com uma oportunidade de se conscientizarem acerca dos próprios problemas podem desenvolver a capacidade de redefini-los e responsabilizar-se por suas próprias escolhas e atos.

Gostaria de alertar para o trabalho preventivo também, de apostar em informações, resgate dos valores e princípios humanos, conscientizar a criançada e os adolescentes desse caminho que como eu mencionei é o da pedra da ruína. Gostaria de enviar um site de uma ong www.cisa.org.br que tem feito trabalhos preventivos para jovens de forma lúdica e incentivado a prática de esporte.

Todos sabemos que em qualquer comunidade, em qualquer roda, o tema Álcool e drogas são bem frequentes. Que possamos também ajudar a prevenir, afinal como diriam nossos avós "antes prevenir que remediar". Gostaria de dizer que o grupo de NA (narcóticos anônimos) possuem em seu estatuto o 12 passo, onde levam mensagem para vários lugares. Eles estão "limpos, em recuperação, já que a Organização mundial da Saúde vê a dependência química e de álcool uma doença crônica, progressiva e fatal. Essas pessoas podem levar mensagens em escolas, em rodas de TC, enfim, é através da história deles contada, do sofrimento vivido e da superação que podemos também utilizar como estratégia nessa luta. Quem tiver ou souber de outras estratégias, ongs, trabalhos nesse combate participe dando seu depoimento.

Esse trabalho que venho desenvolvendo junto com a equipe Reviver vai nesse encontro, de resgatar conexões humanas, valores, princípios, auto-conhecimento, novo script de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário